Bahia

Bahia é o terceiro estado com mais aplicação de testes para Covid-19 no Brasil

Conforme levantamento, o estado baiano fez, até o dia 6 de maio, 24.040 exames RT-PCR, considerados mais seguros para o diagnóstico

[Bahia é o terceiro estado com mais aplicação de testes para Covid-19 no Brasil]
Foto : Divulgação

Por João Brandão no dia 11 de Maio de 2020 ⋅ 16:00

A Bahia é terceiro estado que mais aplicou testes rápido em dois meses no Brasil. Conforme levantamento feito pelo jornal Diário do Nordeste, do Ceará, o estado baiano fez, até o dia 6 de maio, 24.040 exames RT-PCR, considerados mais seguros para o diagnóstico. O Estado não incluiu no levantamento os testes rápidos.

São Paulo tem tanto o maior número de internações (33.768) quanto de testes realizados (59.800). O Ceará, segundo na aplicação dos exames, tem 34.159, mas inclui nos números testes rápidos.

Até hoje (11), a Bahia já contabiliza 27.758 exames RT-PCR – 3.718 a mais do que há cinco dias –, de acordo com informações obtidas pelo Metro1 através da Secretaria de Saúde do Estado. O Estado também tem 5.774 casos confirmados do novo coronavírus e 204 óbitos pela doença.

“O fato de a Bahia ser o terceiro estado que mais realizou testes diagnósticos RT-PCR para Covid-19 ao longo dos últimos dois meses, e ainda assim ocupar apenas a 21ª colocação em taxa de incidência por milhão de habitantes, nos traz duas conclusões: a primeira é de que a nossa capacidade diagnóstica está adequada e, a segunda, é atestar que o baixo número de casos na Bahia é real e não fruto de subnotificação por subtestagem”, disse o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, ao Metro1.

Notícias relacionadas