Bahia

Congresso virtual da Ufba terá mais de 700 atividades e fará homenagem a Muniz Sodré

Jornalista se recupera do coronavírus e vai ter seu discurso de 2018 no evento retransmitido neste ano, segundo o reitor João Carlos Salles

[Congresso virtual da Ufba terá mais de 700 atividades e fará homenagem a Muniz Sodré]
Foto : Metropress

Por Matheus Simoni no dia 18 de Maio de 2020 ⋅ 12:34

O reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, anunciou que o Congresso Virtual instituição contará com mais de 700 atividades e já contabiliza 22 mil escritos de todo o país. Em entrevista a Mário Kertész hoje (18) na Rádio Metrópole, ele afirmou que fará a abertura nesta segunda-feira com observância às regras de distanciamento social.

"Faremos com todos os cuidados de distanciamento social, máscaras e etc. De fato, é um momento de responsabilidade, onde a vida se afirma como valor fundamental. É chocante quando nós vemos governantes, de maneira irresponsável, incitam populações a uma prática que pode levar a um agravamento ainda maior da situação do sistema único de saúde, ao colapso do sistema. É criminosa essa prática", declarou Salles.

"Vamos fazer o quinto congresso presencial quando retornarmos, entre outubro e novembro, quando o calendário for redefinido. O Congresso não substitui o presencial. Mas percebemos que nesse momento era muito importante agregar a comunidade, discutir e mostrar a face da universidade, mostrando resistência e debater os temas principais que nos afligem", acrescentou.

O Congresso Virtual não substitui a edição 2020 do Congresso presencial, prevista para novembro pelo calendário acadêmico. Segundo o reitor, o evento deste ano fará uma homenagem ao escritor e jornalista Muniz Sodré, que chegou a confirmar participação, mas não estará presente após ter sido infectado pelo coronavírus.

"Faremos uma homenagem ao nosso amigo Muniz Sodré. Ele foi um dos primeiros a confirmar presença neste ano. Ele foi acometido do coronavírus, está se recuperando e internado ainda. Estamos torcendo por ele, pedi autorização à esposa para fazer essa homenagem e iremos retransmitir a palestra de conferência de abertura que ele fez em nosso congresso de 2018. Vamos garantir a palavra dele, que estaria em nosso congresso", acrescentou. 

Clique aqui e confira mais detalhes sobre o congresso virtual.

Notícias relacionadas