Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Badaró alerta para falta de precisão dos testes por coronavírus

Bahia

Badaró alerta para falta de precisão dos testes por coronavírus

Na avaliação do infectologista, novo teste desenvolvido por cientistas americanos pode ser eficaz para mapear contágio da Covid-19

Badaró alerta para falta de precisão dos testes por coronavírus

Foto: Matheus Simoni/Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 25 de maio de 2020 às 08:23

O médico infectologista Roberto Badaró comentou a importância do desenvolvimento de novos testes para detectar o coronavírus na população. Até o momento, dois métodos de testagem estão em utilização pelas autoridades sanitárias: teste RT-PCR (colheita de saliva e secreção nasal) e sorológico (análise sanguínea para detecção de anticorpos). De acordo com Badaró, em entrevista a Nardele Gomes na Rádio Metrópole hoje (25), é necessário lidar com atenção.

"Raciocinamos isso como uma coisa absoluta. Todo teste tem problemas de sensibilidade e especificidade. Sensibilidade é a capacidade dele achar os positivos entre as pessoas que verdadeiramente têm a Covid. Especificidade é dizer que é negativo entre aqueles que realmente não têm a Covid. Há muito problema com falso negativo para os positivos e falso positivo para os negativos. É um desafio muito grande para qualquer teste", declarou o infectologista.

Badaró ainda comentou a criação de um novo teste para Covid-19, que está em desenvolvimento por autoridades americanas. Em média, o teste mais eficaz demora cerca de quatro horas para ficar pronto, o que impede a utilização de uma testagem em massa da população.

"Estão trabalhando para melhorar a sensibilidade desse teste para que, em dois ou três meses, a gente tenha um teste rápido para saber na hora se a pessoa está com coronavírus. Com esses dois testes que nós temos, ainda temos esse problema de pessoas que não têm nada. A gente sabe que pessoas assintomáticas podem não ter nada, com PCR positivo, e que nunca fazem anticorpo", disse.