Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Acusada de falsa titulação, Cátia Raulino pode ter de pagar indenização a instituições e alunos

Bahia

Acusada de falsa titulação, Cátia Raulino pode ter de pagar indenização a instituições e alunos

Nas instituições de ensino superior em que trabalhou, Cátia orientou alunos que finalizaram a graduação e participou de bancas examinadoras de mestrados

Acusada de falsa titulação, Cátia Raulino pode ter de pagar indenização a instituições e alunos

Foto: Divulgação

Por: Luciana Freire no dia 20 de agosto de 2020 às 19:00

Acusada de falsa titulação, Cátia Regina Raulino pode sofrer medidas penais e cíveis, como pagamento de indenização às instituições nas quais trabalhou, se for condenada. Sobre a acusação de plágio de trabalhos de conclusão de curso de orientandas, ela também pode ter de pagar indenização, sob o respaldo da lei dos direitos autorais.

Nesta semana, o Metro1 fez uma reportagem sobre a suposta jurista que em seu currículo, na plataforma Lattes, se intitulava como mestre e doutora. Consultado pelo site, o advogado criminalista Yuri Carneiro explica que caso seja comprovado que Cátia utilizou esses títulos para obter acréscimo salarial das instituições em que trabalhou ela pode se enquadrar nos crimes de estelionato e falsificação de documento público.

Nas instituições de ensino superior em que trabalhou, Cátia orientou alunos que finalizaram a graduação e participou ainda de bancas examinadoras de mestrados. Yuri Carneiro explica que será possível manter a validade dos diplomas através da análise do juízo de finalidade do ato cumprido.

"O que será analisado no inquérito é se a participação de Cátia como orientadora e examinadora foi feita sem 'má fé' das instituições, dos professores que a convidaram, e das alunas orientadas", explicou o advogado.

Leia mais:

>>> Cátia Raulino não é encontrada por Polícia Civil: ‘Ela evaporou’, diz delegado do caso

>>> Cátia Raulino: Universidades baianas que contrataram ‘professora’ se esquivam de responsabilidade

>>> MP pede abertura de inquérito contra suposta jurista acusada de exercício ilegal e plágio