Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Rui Costa pede ao STF anulação do emprego da Força Nacional no sul da Bahia

Bahia

Rui Costa pede ao STF anulação do emprego da Força Nacional no sul da Bahia

O envio do grupo foi feito pelo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pedido do Mistério da Agricultura, após um ataque que deixou oito feridos e casas destruídas na semana passada, em Prado

Rui Costa pede ao STF anulação do emprego da Força Nacional no sul da Bahia

Foto: Manu Dias/GOVBA

Por: João Brandão no dia 16 de setembro de 2020 às 17:37

O governador da Bahia, Rui Costa, disse hoje (16) nas redes sociais que formalizou um pedido de anulação da portaria do Governo Federal que autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança nas cidades de Prado e Mucuri, no sul da Bahia.

Cerca de 100 homens da Força Nacional estão reforçando a segurança nos assentamentos da reforma agrária. O envio do grupo foi feito pelo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a pedido do Mistério da Agricultura, após um ataque que deixou oito feridos e casas destruídas na semana passada, em Prado.

"Por meio da nossa Procuradoria Geral do Estado, também solicitamos que o STF obrigue a União a retirar todo o contingente da Força Nacional desses municípios e não admita o seu emprego em território baiano sem que haja solicitação formal e expressa nossa", disse.

De acordo com Rui, a ação foi feita "sem qualquer respaldo legal". "A ação do Governo Federal colocou sob ameaça o pacto federativo, cláusula pétrea da nossa Constituição. Revela o total desprezo às regras de convivência democrática, além do uso político da Força Nacional", completou.