Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Secretário de Educação pede que governo federal suspenda Enem mais uma vez

Bahia

Secretário de Educação pede que governo federal suspenda Enem mais uma vez

De acordo com Jerônimo Rodrigues, há uma uma pressão muito forte de estudantes para que o retorno das aulas aconteça logo

Secretário de Educação pede que governo federal suspenda Enem mais uma vez

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 17 de setembro de 2020 às 10:17

O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, comentou o atual panorama dos estudantes que estão se preparando para o Enem 2020 e lamentou que a pandemia de coronavírus tenha afetado a entrada deles nas universidades e no mercado de trabalho. "Nós temos preocupação com todos os estudantes, desde o infantil e da creche ao fundamental e à educação de jovens, adultos e universidades. Esses do terceiro e quarto ano é porque existem o sonho na porta deles de fazer um vestibular, chegar a uma universidade e fazer um concurso para percorrer a sua vida profissional", declarou o gestor, em entrevista à Rádio Metrópole hoje (17), durante o Jornal da Bahia no Ar. 

Ele reclamou que o governo federal continua com a data de aplicação de prova para o início do ano que vem, sem avaliar a disparidade entre os alunos que têm maiores condições de estudar e sem a garantir de que o ensino foi passado de forma adequada. "Eles insistem em manter. Já dissemos para suspender essa prova e aguardar o que vai acontecer para, quando a gente voltar, a gente saber qual é o nosso timing de poder fazer uma preparação. Nós começamos as aulas no dia 17 de fevereiro e no dia 17 de março nós paralisamos. Um mês de aula, quase 100 horas de aula aproximadamente. Mesmo fazendo alguma coisa esse ano, ainda é precário porque muitos estudantes da gente não têm internet, moram nas zonas rurais ou nos distritos. Por mais que a gente faça, e estamos fazendo, não é o suficiente", avaliou Rodrigues.

De acordo com o secretário, há uma uma pressão muito forte de estudantes para que o retorno das aulas aconteça logo. No entanto, o governo estadual só irá garantir essa volta quando as condições sanitárias forem resguardadas. "Estamos na transição entre o cuidado da saúde, da vida e o desejo de querer voltar. Haveremos de tomar mais decisões para que a gente possa ajudar esses estudantes, disse Jerônimo Rodrigues.