Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Rui cita pacto federativo após STF cumprir retirada da Força Nacional do Sul da Bahia

Bahia

Rui cita pacto federativo após STF cumprir retirada da Força Nacional do Sul da Bahia

Governador critica decisão de enviar a Força Nacional aos municípios de Prado e Mucuri: 'medida midiática e política'

Rui cita pacto federativo após STF cumprir retirada da Força Nacional do Sul da Bahia

Foto: João Brandão/Metropress

Por: Matheus Simoni e João Brandão no dia 18 de setembro de 2020 às 14:25

O governador Rui Costa (PT) cobrou respeito ao pacto federativo em comentário a respeito sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a retirada da Força Nacional de Segurança do sul do estado. A medida tinha como objetivo parar a ação em assentamentos do extremo sul da Bahia, nos municípios de Prado e Mucuri. Segundo Rui, a presença da Força Nacional é um desrespeito à Constituição Federal.

"Eu quero agradecer e parabenizar o STF. Estamos falando de pacto federativo e respeito pelos entes federados. Eu me orgulho.Não fui eu que comecei, Wagner começou dando exemplo e respeitou cada cidade independente da filiação partidária do prefeito ou da prefeita, independente de ter votado ou não no governador. Temos que respeitar a vontade da população. Chama-se pacto federativo e democracia", citou o governador.

"Infelizmente o atual governo não tem nenhum apreço e apego com relação à democracia, nenhum respeito ao pacto federativo. A lei e a Constituição Brasileira é muito clara. Essa atitude é ilegal e beira crime de responsabilidade, além de ser um brutal desperdício de dinheiro público. Acho que o TCU deve apurar esse processo. Estamos falando não de disputa de terra, ali não tem disputa. Não é disso que estamos falando. Acho bom esclarecer, quem ouve o assunto não sabe do que se trata", disse Rui. 

O governador ainda reclamou que a decisão do governo de Jair Bolsonaro tem viés midiático. Na avaliação dele, o Tribunal de Contas da União (TCU) precisa investigar o gasto de dinheiro público na região. "É uma medida midiática e política, de provocação sem nenhum sentido concreto a não ser um desperdício brutal de recursos, como se parecesse que estivesse sobrando dinheiro no governo federal. Sou economista, não sou do direito, mas me ensinaram que a gente precisa respeitar decisão judicial. A primeira coisa que o governo federal é obedecer a decisão judicial. Depois que cumprir a decisão judicial, nós sentaremos e conversaremos sobre qualquer coisa. Eu não recebi um só telefonema para avisar nem que a polícia estava chegando, muito menos para discutir a necessidade da Força Nacional que, ressalte, não é força federal. Força federal é Exército, Marinha e Aeronáutica, ou Polícia Federal", afirmou.