Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Com casos confirmados em Novo Horizonte, Covid-19 chega a todos os 417 municípios baianos

Cidade da Chapada Diamantina era a última a permanecer sem registros da doença

Com casos confirmados em Novo Horizonte, Covid-19 chega a todos os 417 municípios baianos

Foto: Reprodução / TV Bahia

Por: Juliana Rodrigues no dia 23 de setembro de 2020 às 09:40

A cidade de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina, registrou ontem (22) os primeiros casos de coronavírus. O município era o último dos 417 da Bahia a permanecer sem registros da doença e chegou a ficar 18 dias como o único nesta condição. Com a confirmação, a Covid-19 avançou por todo o estado, seis meses e 16 dias após o primeiro caso, ocorrido em Feira de Santana.

Novo Horizonte tem dois casos da Covid-19 confirmados.  Os pacientes são uma mulher de 36 anos e um garoto de 11, mãe e filho, que estão assintomáticos. Além dos dois, a família é composta por mais duas pessoas: o marido e um outro filho da mulher, que também está com o vírus. Ao G1, o secretário municipal de Saúde, Aílton Alexandre, afirmou que a família é natural de Novo Horizonte, mas morava em São Paulo. Eles resolveram voltar para a Bahia após perderem os empregos no Sudeste em meio à pandemia. Dias antes do retorno, no entanto, o homem teve o resultado de Covid-19 confirmado.

"A família teve sintomas lá em São Paulo. O homem foi para um posto por causa dos sintomas. Primeiro, ele fez o teste rápido. Mas, então, pediram para fazer o PCR. Ele realizou. Como ele estava seguro que o teste, o primeiro, deu negativo, ele mandou todas as coisas que estavam com ele para a casa dele, no povoado de Novo Horizonte. Apesar disso, já quando eles estavam para vir, o resultado do homem deu positivo. A orientação que ele recebeu, na época, foi que, caso viajasse, avisasse sobre o resultado para a secretaria local. Como ele não tinha mais nada lá, já tinha mandado tudo, ele veio", contou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, o homem comunicou sobre o teste positivo assim que chegou, no dia 31 de agosto. “Ele acionou o serviço de saúde e passou todos os detalhes. Ele estava assintomático. Ele cumpriu 17 dias de isolamento. No 17ª dia fizemos o teste rápido de toda a família. E todos deram negativo. Além do rápido, fizemos o PCR, e eles continuaram em isolamento. Todos assintomáticos e sem febre. Hoje, eles já têm 23 dias de isolamento", disse. O resultado do teste RT-PCR saiu na segunda-feira e apontou que a esposa e o filho mais novo estão com a doença.