Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Turismo é retomado em Lençóis a partir de outubro; visitantes terão que apresentar laudo de teste para Covid-19

Prefeitura publicou as normas e a data da reabertura gradual

Turismo é retomado em Lençóis a partir de outubro; visitantes terão que apresentar laudo de teste para Covid-19

Foto: Divulgação

Por: Geovana Oliveira no dia 29 de setembro de 2020 às 20:30

O turismo será retomado em Lençóis, na Chapada Diamantina, a partir do dia 1º de outubro. Mas para entrar na cidade, uma das mais visitadas do estado, os visitantes terão que apresentar laudo de teste para Covid-19 com resultado negativo, além de comprovante de reserva em um dos locais de hospedagem autorizados pelo município. 

Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, Lençóis é a primeira cidade baiana a fazer tal exigência. A Associação Comercial do município afirma que a obrigatoriedade da apresentação do exame prejudica o comércio na cidade, podendo afastar os turistas. 

O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi fechado para visitação em março devido à pandemia, e ainda não tem previsão de reabertura. A retomada do turismo em Lençóis, portanto, só permite visitas aos parques municipais, sem incluir pontos famosos como a Cachoeira da Fumaça e a Gruta do Lapão. Das cidades próximas ao parque, apenas Mucugê foi reaberta para o turismo. Andarái, Ibicoara, Itaetê e Palmeiras seguem fechadas. 

Lençóis seria reaberta para os visitantes no início deste mês, mas um dia antes do prazo estipulado para a retomada, a Prefeitura do município voltou atrás e adiou a volta das atividades, principalmente devido a um aumento de cerca de 300% nos casos suspeitos de coronavírus.