Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Bahia

'Zap Respeita as Mina': inteligência artificial recebe denúncias de mulheres vítimas de violência na Bahia

Serviço lançado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres pode ser acessado via WhatsApp ou pelo site da pasta

'Zap Respeita as Mina': inteligência artificial recebe denúncias de mulheres vítimas de violência na Bahia

Foto: Reprodução

Por: Juliana Rodrigues no dia 20 de outubro de 2020 às 08:20

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA) lançou ontem (19) o projeto piloto de um software que utiliza inteligência artificial para responder instantaneamente mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.  Batizado de "Zap Respeita as Mina", o recurso pode ser acessado pelo WhatsApp.

Segundo a pasta, a iniciativa é pioneira na área de enfrentamento à violência doméstica. Ao enviar uma mensagem para o telefone (71) 99909-9322, as usuárias poderão pedir ajuda, em caso de emergência, enviando uma mensagem para uma das atendentes virtuais. Todo o diálogo acontece por mensagem de texto.

A inteligência artificial é capaz de gerar respostas iniciais para a vítimas, além de permitir o acesso por mensagem a atendentes em contato direto com o serviço 190 da Polícia Civil, para os casos de emergência. Ao se certificarem da gravidade da situação, as atendentes virtuais podem acionar a polícia automaticamente.

Por meio do "Zap Respeita as Mina", também é possível obter orientações e informações acerca dos órgãos que compõem a rede de atenção à mulher e as atribuições de cada um deles. Além disso, a vítima recebe informações de como fazer uma denúncia, obter uma medida protetiva de urgência, o que fazer em caso de violência sexual, entre outras informações.
Outra opção para usar o chat com as atendentes virtuais é através do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia.