Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Filhotes de cães de raça são resgatados de bagageiro de ônibus na BR-242

Bahia

Filhotes de cães de raça são resgatados de bagageiro de ônibus na BR-242

No caminhão, ninguém apresentou qualquer documentação legal dos animais

Filhotes de cães de raça são resgatados de bagageiro de ônibus na BR-242

Foto: Divulgação/PRF

Por: Cristiele França no dia 24 de outubro de 2020 às 14:06

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um ônibus na madrugada de hopje (23) e encontrou filhotes de cães de raça em um bagageiro, todos em condições pecárias. Ao todo, foram encontrados 14 filhotes das raças shih-tzu, chow-chow, dachshund, maltês e pastor (não foi especificado qual). Eles estavam aglomerados no interior de um ônibus de transporte de passageiros.

A abordagem ao veículo ocorreu no Km 800 da BR-242, em Barreiras em um ônibus interestadual que seguia de Brasília (DF) com destino a cidade de Parnaíba (PI). Após solicitar os documentos de porte obrigatório do motorista e documentação pessoal dos ocupantes, a equipe revistou o bagageiro e sentiu um forte odor de urina e fezes.

Os cães foram embarcados em Brasília (DF) e seriam levados para Parnaíba (PI), portanto, percorreriam uma distância de 2.100 quilômetros e quase 40 horas de viagem. No caminhão, ninguém apresentou qualquer documentação legal dos animais, como nota fiscal, guia de transporte e comprovação de vacinação. O motorista, porém informou que os filhotes têm menos de 45 dias de vida e seriam entregues em Parnaíba e Água Branca, no Piauí.

A situação se enquadra no crime de maus-tratos de animal doméstico, previsto na Lei Ambiental, que pode gerar pena de reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil de Barreiras e os filhotes foram entregues aos cuidados provisório de uma entidade que resgata e acolhe animais em situação de maus-tratos e abandono.