Bahia

Vazão da barragem de Sobradinho é reduzida a 800 metros cúbicos por segundo

Reservatório é o maior do Nordeste e exerce função de regularização do Rio São Francisco

[Vazão da barragem de Sobradinho é reduzida a 800 metros cúbicos por segundo]
Foto : Reprodução / Blog Geraldo José

Por Cristiele França no dia 24 de Outubro de 2020 ⋅ 19:01

A vazão da barragem de Sobradinho, cidade que fica no norte da Bahia, está reduzida desde a última quarta-feira (21). De acordo com dados da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela manutenção e operação do reservatório, a vazão passou a ser de cerca de 800 metros cúbicos por segundo.

Sobradinho chegou a atingir 90% da capacidade máxima em 2020, o que não ocorria há dez anos. No entanto, atualmente, está com 60% do nível máximo. Entre 18 e 20 de outubro, a vazão da barragem oscilou entre 1708 m3/s e 1344 m3/s. A diminuição da vazão foi indicada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O objetivo da iniciativa é poupar a água do reservatório.

A medida ainda não afetou os produtores que captam água do Velho Chico, mas a preocupação é grande, já que há sinais de estiagem na região e a lembrança de severos períodos de seca, como ocorreu entre 2014 e 2016, quando o volume útil da barragem caiu para 12%.

Sobradinho é o maior reservatório do Nordeste e exerce uma importante função de regularização do Rio São Francisco, reduzindo os efeitos da estiagem e de grandes cheias, além de ser responsável por cerca de 60% da água destinada à produção de energia da região.

Notícias relacionadas