Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Meteoro é visto em cidades do interior da Bahia

Bahia

Meteoro é visto em cidades do interior da Bahia

Moradores se assustaram com tremor, clarão e estrondo; especialista afirma que fenômeno é normal e não representa risco

Meteoro é visto em cidades do interior da Bahia

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 27 de outubro de 2020 às 10:30

Um meteoro que passou pela atmosfera da Terra na noite de ontem (26) pôde ser visto de cidades da Bahia, entre elas, Ipirá, Itaberaba e Ituberá.

Ao portal G1, o produtor cultural Roberlan Araújo, morador de  Ituberá, cidade do baixo sul baiano, relatou a passagem do meteoro. "Primeiro, sentimos um estrondo muito forte, seguido de um tremor. Estava na cozinha e os armários chacoalharam. Logo, todos estavam na rua se perguntando o que havia acontecido. Os grupos de WhatsApp lotaram de relatos de um clarão no céu, uma bola de fogo que o cortava e esse tremor forte em Ituberá e região. Cinco minutos depois já sabíamos que um objeto não identificado havia caído do céu entre o mar de Pratigi e Morro de São Paulo", disse.

O presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e integrante da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon), Marcelo Zurita, explicou que o fenômeno teve características semelhantes ao registrado em 19 de outubro. "Ao que tudo indica ele atingiu as camadas mais baixas da atmosfera. Quando isso ocorre, há propagação maior do som. Isso daí, provavelmente, pode ter feito a população sentir mais. O tremor é devido ao deslocamento de ar. É uma coisa que acontece, mas é mais raro. Quando há algum evento como esse, o que há de mais perigoso, o que causa mais risco, é o deslocamento de ar. As pessoas sentem como tremor de terra, mas ele treme paredes, janelas, não a terra em si, tanto que ele não é captado pelos sismógrafos. É da mesma forma quando sentimos um caminhão pesado passando pela rua", disse. Ainda segundo o Zurita, mesmo com o barulho e o tremor, não há riscos para os moradores.

Há relatos do clarão em Ubaíra, Elísio Medrado, Wenceslau Guimarães e São Miguel das Matas, entre outros municípios. Com base nas imagens e vídeos recebidos, a Bramon concluiu que o bólido teve uma trajetória predominantemente de leste para oeste, surgindo às 21h29 a cerca de 5 km acima de Taperoá, seguindo até cerca de 10 km de altitude sobre Burietá.