Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Operação localiza 31 integrantes de facções rivais no interior do estado

Bahia

Operação localiza 31 integrantes de facções rivais no interior do estado

Segundo a SSP-BA, com os suspeitos, a polícia encontrou drogas, celulares, munições e anotações

Operação localiza 31 integrantes de facções rivais no interior do estado

Foto: Alberto Maraux / SSP-BA

Por: Metro1 no dia 27 de outubro de 2020 às 10:11

Trinta e um integrantes de duas facções que disputam a venda de drogas na região Norte da Bahia, com maior atividade em Senhor do Bonfim, foram localizados pela Operação Gunsmith, na manhã de hoje (27). Segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA), com os suspeitos, a polícia encontrou drogas, celulares, munições e anotações. São 28 adultos e três adolescentes.

A operação, realizada pelo Departamento de Polícia do Interior (Depin) através da 19ª Coorpin (Senhor do Bonfim), recebeu o nome Gunsmith (armeiro), pois as investigações perceberam a presença de armas artesanais em homicídios ligados ao tráfico de drogas. Após um ano de investigação, com apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP, foram mapeados os autores das mortes e também os mandantes.

"Com ações de inteligência, confirmamos que três detentos, utilizando celulares, determinavam as mortes, comércio de drogas, tortura de rivais, entre outros ilícitos", destacou o titular da 19ª Coorpin, delegado Felipe Neri.

Os mandados de prisão e busca e apreensão em Senhor do Bonfim, Juazeiro, Barreiras, Lauro de Freitas e Feira de Santana envolveram 150 policiais civis. Segundo a SSP-BA, em um imóvel, no município de Bonfim, a cadela farejadora Jade, da Coordenação de Operações Especiais (COE), detectou cocaína na parte superior de um armário. Em outra casa, um traficante tentou se esconder atrás de um armário, mas foi percebido.

A operação Gunsmith também teve a participação da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) do Depin e das 1ª, 25ª, 14ª, 15ª, 16ª e 17ª Coorpins, além da Seap, com equipes da Coordenação de Inteligência (GSI).