Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Proibição do comércio de animais selvagens é uma das pautas do G20

Brasil

Proibição do comércio de animais selvagens é uma das pautas do G20

Tema ganha relevância por conta da origem da pandemia do coronavírus

Proibição do comércio de animais selvagens é uma das pautas do G20

Foto: Ibama

Por: Adele Robichez no dia 23 de novembro de 2020 às 11:46

O fim do comércio de animais selvagens no mundo foi um dos assuntos trazidos pelos grupos presentes na reunião do G-20 neste fim de semana em Riad, na Arábia Saudita.

Esse tipo de comércio, no qual o Brasil é um dos principais fornecedores, ganhou relevância mundial com a pandemia do Covid-19. Isso acontece porque a origem da doença tem relação com o contato de seres humanos com animais silvestres.

Nos últimos 50 anos, a conexão entre seres humanos e animais selvagens foi a causa do surgimento 70% das infecções, como HIV, ebola, Sars, Mers, gripes suína e aviária e, agora, a Covid-19.

A quantidade de animais silvestres presos e caçados no Brasil é desconhecido, segundo relatório "Crueldade à Venda" da ONG Proteção Animal Mundial. Mas dados da ONG Freeland Brasil indicam que são apreendidos cerca de 30 mil animais por ano só no estado de São Paulo.

Legalmente, 37.937.619 aves são mantidas em cativeiro e 3.265.973 passarinhos vivem em gaiolas no Brasil, ainda de acordo com dados do relatório da ONG Proteção Animal Mundial.