Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Brasil

Taxa de desemprego cresce mais de 10 vezes e bate novo recorde no Brasil

Número de desempregados no país subiu no último trimestre de 1,3 milhão para 14,1 milhões, segundo IBGE

Taxa de desemprego cresce mais de 10 vezes e bate novo recorde no Brasil

Foto: Divulgação

Por: Adele Robichez no dia 27 de novembro de 2020 às 12:00

A taxa de desemprego no Brasil subiu para 14,6% no trimestre encerrado em setembro e bate novo recorde segundo dados do IBGE divulgados hoje (27). O índice é o maior já registrado no instituto, que iniciou série histórica em 2012. A alta aconteceu em dez estados do país.

Em apenas três meses, o número de pessoas sem trabalho passou de 1,3 milhão para 14,1 milhões. O recorde foi batido em agosto, quando a taxa chegou a 14,4%.

De acordo com a analista de pesquisa do IBGE, Adriana Beringuy, essa evolução do percentual de pessoas na fila do emprego tem relação com a flexibilização das medidas de isolamento para controle da pandemia do coronavírus. "Em abril e maio, as medidas de distanciamento social ainda influenciavam a decisão das pessoas de não procurarem trabalho. Mas com o relaxamento das medidas, começamos a perceber um contingente maior de pessoas em busca de uma ocupação", esclarece.

Os analistas do instituto ainda avaliam que o número de desempregos deve continuar a crescer com o fim do auxílio emergencial ocorre em dezembro.