Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 21 de março de 2024

Brasil

Mesmo com vacina, vitória contra a Covid-19 passa por 'mudança de comportamento social', diz presidente da Anvisa

Declaração foi dada na abertura da reunião que decide sobre uso emergencial de imunizantes

Mesmo com vacina, vitória contra a Covid-19 passa por 'mudança de comportamento social', diz presidente da Anvisa

Foto: Reprodução / TV Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 17 de janeiro de 2021 às 12:00

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, afirmou hoje (17) que, mesmo que haja vacina, a vitória sobre o novo coronavírus passa pela "mudança de comportamento social". A declaração foi dada na abertura da reunião da Anvisa que decide sobre o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19.

"O momento é de conscientização, união e trabalho. O inimigo é um só. A nossa chance, a nossa melhor chance nesta guerra passa, obrigatoriamente, pela mudança de comportamento social, sem a qual, mesmo com vacinas, a vitória não será alcançada", declarou.

Desde o início da pandemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e outras autoridades sanitárias recomendam medidas como uso de máscara, higienização das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações, por exemplo, como formas de evitar a disseminação ainda maior do coronavírus. No entanto, o presidente da República, Jair Bolsonaro, contraria as orientações médicas, fazendo críticas ao uso de máscara e promovendo aglomerações. 

O diretor-presidente da Anvisa disse ainda que o sentimento é de preocupação e solidariedade às famílias das mais de 200 mil pessoas que morreram vítimas da Covid-19 no Brasil. Ele ainda lamentou a "gravíssima situação" do Amazonas, com superlotação de hospitais e falta de oxigênio para os pacientes.