Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo de SP recomenda ampliar intervalo entre doses da CoronaVac para mais de 28 dias

Brasil

Governo de SP recomenda ampliar intervalo entre doses da CoronaVac para mais de 28 dias

O objetivo da medida é permitir que mais pessoas dos grupos prioritários recebam a vacina contra a Covid-19.

Governo de SP recomenda ampliar intervalo entre doses da CoronaVac para mais de 28 dias

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Por: Stephanie Suerdieck no dia 27 de janeiro de 2021 às 19:32

O Centro de Contingência do Coronavírus do governo de São Paulo recomendou hoje (27) ampliar para mais de 28 dias o intervalo de aplicação entre as duas doses da CoronaVac. Segundo o Centro, o objetivo é permitir que mais pessoas recebam a vacina contra a Covid-19, já que ainda há doses suficientes disponíveis para toda a população dos grupos prioritários.

O estado de São Paulo tem cerca de 9 milhões de pessoas no grupo prioritário, considerando os profissionais da saúde, indígenas, quilombolas e idosos. “Hoje, a segunda dose está prevista para ser feita em até 28 dias após a primeira. No entanto, do ponto de vista científico biológico, é possível pensar que a segunda dose dada em uma data posterior aos 28 dias seja até mais eficaz. Então, o Centro de Contingência, neste momento, é favorável à possibilidade de ter uma extensão", afirmou o coordenador do Centro de Contingência, Paulo Menezes, em entrevista ao G1.

De acordo com o governo de SP, no entanto, a decisão sobre a possibilidade de estender o intervalo entre as doses caberá ao governo federal, por meio das regras do Programa Nacional de Imunização (PNI). O Centro de Contingência é formado por 20 especialistas em saúde que orientam a gestão do governador João Doria (PSDB) sobre as medidas para o controle da doença no estado.