Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 17 de março de 2024

Brasil

Covid-19 no Brasil: New York Times, The Guardian e Washington Post repercutem crise do país; veja manchetes

Jornais internacionais alertam que o cenário emergencial brasileiro pode afetar outros países do mundo

Covid-19 no Brasil: New York Times, The Guardian e Washington Post repercutem crise do país; veja manchetes

Foto: The Washington Post/Reprodução

Por: Adele Robichez e Ian Alves no dia 05 de março de 2021 às 13:21

O jornal The Washington Post publicou hoje (5) um editorial sobre a preocupação mundial com a nova variante da Covid-19 identificada em Manaus, e espalhada por todo Brasil. Com o título "O que acontece no Brasil...", o texto responsabiliza o "vácuo de liderança" do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela crise sanitária que o país enfrenta.

Segundo o editorial, a agonia vivida pelo país é um alerta para o resto do mundo. "Quando o vírus está se espalhando fora de controle e sofrendo mutações como no Brasil, isso representa um perigo potencial em todos os lugares", afirmou sobre a cepa conhecida como P.1, que seria mais transmissível e capaz de ser resistente aos anticorpos naturais, causando reinfecções em pessoas que já tiveram a doença. Ele também traz a informação de que dez casos da mutação foram identificados em cinco jurisdições nos Estados Unidos — mas que há a possibilidade deste número aumentar.

O texto, a partir de relatos do jornalista correspondente, Terrence McCoy, indica preocupação com os números registrados pelo Brasil. Ele cita a média de mortes, que permanece acima de mil no país nas últimas semanas; os recordes atingidos; e o risco iminente do colapso do sistema de saúde em grande parte dos estados da nação.

O jornal ainda reforça que Bolsonaro se recusa a enfrentar o que ele chama de "gripezinha", incentivando o uso de remédios "inúteis", como a hidroxicloroquina, e o compara ao ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. "Assim como o ex-presidente Donald Trump, o vácuo de liderança de Bolsonaro permitiu que o vírus se espalhasse", afirmou. Segundo o editorial, as ideologias políticas influenciam a falta de perspectiva de melhora da pandemia no Brasil. "O país foi consumido por divisões internas e parece ser incapaz de sair do abismo", avaliou.

"O que acontece no Brasil não fica apenas no Brasil", finaliza o texto, após trazer o alerta feito pelo epidemiologista Miguel Nicolelis sobre a possibilidade do Brasil virar o maior laboratório do mundo para o surgimento de mutações do vírus.

 

Clique na imagem para ampliar

The Guardian - 4 de março: O fracasso do Bolsonaro em combater  a Covid-19 coloca o mundo em risco, diz cientista renomado 


Em matéria de página inteira na edição impressa, o jornal britânico ressalta que a situação emergencial no Brasil ameaça o resto do mundo, na medida em que novas cepas do vírus podem se espalhar para outros países. O texto ressalta, ainda, a postura de negação do presidente Bolsonaro quanto à gravidade da situação do país.
 

Clique na imagem para ampliar

New York Times - 4 de março: Com recorde de mortes e variante nova, Brasil coloca mundo no limite /  Surto na Amazônia inclui muitas reinfecções

Com chamada na capa do jornal impresso, o New York Times falou da variante da Covid-19 identificada em Manaus. A matéria reforça que, além de mais transmissível, foi verificado que a mutação pode reinfectar pessoas que já tiveram o novo coronavírus anteriormente. 

"Nenhuma outra nação que experimentou um surto tão grande ainda está lutando contra o número de mortos recorde e um sistema de saúde à beira do colapso.  Muitas outras nações duramente atingidas estão, em vez disso, dando passos provisórios para uma aparência de normalidade."