Brasil
Covid-19: depois de 15 dias de isolamento, cidade paulista tem queda de resultados positivos em testes
Araraquara, no interior de São Paulo, chegou a decretar fechamento temporário inclusive de supermercados
Foto: Divulgação/Prefeitura Araraquara
Depois de alta no número de casos e de atingir lotação máxima dos leitos de UTI. a cidade de Araraquara, interior de São Paulo, acredita que já consegue perceber resultados positivos das medidas restritivas decretadas no município. Foram quinze dias sem serviços fechados em que a cidade proibiu, inclusive, a circulação de moradores sem justificativa. Durante o período, até os supermercados chegaram a ser fechados pelo prazo de 72 horas.
Segundo a prefeitura da cidade, a situação de colapso no sistema de saúde do município pode ter relação com a identificação da variante brasileira do novo coronavírus em 29 pacientes. O lockdown foi iniciado em 21 de fevereiro, um dia após Araraquara bater recorde de casos com 248 registros. Depois das medidas, no último boletim, divulgado ontem (8), 15 dias após o fechamento da cidade, foram registrados apenas 58 casos
“A gente saiu de quase 50% dos testes positivados para 23%. Hoje, estamos colhendo os frutos do 'lockdown' com a diminuição do número de casos. Foi um fruto doído, mas bem recebido porque mostra que a gente conseguiu diminuir a transmissão. A gente tira a lição do quanto é importante o isolamento social”, avalia a secretária de saúde de Araraquara, Eliana Honain.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.