METROPOLE

Quinta-feira, 06 de maio de 2021

Brasil

Butantan adiciona novas orientações em bula da Coronavac para evitar desperdício de doses

Iniciativa ocorre após cidades de 12 estados relatarem terem recebido menos vacinas contra Covid-19 do que indicado em embalagem

Butantan adiciona novas orientações em bula da Coronavac para evitar desperdício de doses

Foto: Betto Jr. / Secom

Por: Adele Robichez no dia 13 de abril de 2021 às 11:20

Após cidades de 12 estados relatarem terem recebido menos doses da Coronavac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, do que o indicado na embalagem, o Instituto Butantan anunciou ontem (12) que irá revisar a bula do imunizante. 
 
Em resposta às denúncias, o instituto afirmou que há a possibilidade da perda de doses no processo de aspiração do líquido dentro do frasco, além do desperdício que pode acontecer com o uso de seringas e agulhas não recomendadas.
 
A nova bula virá com orientações de como devem ser manuseadas as doses, qual é a seringa correta a ser utilizada e qual a técnica recomendada de aspiração. Os fracos atuais contém 5,7 ml da substância. São utilizados 0,5 ml por aplicação. Ou seja, deveria sobrar 0,7 ml - correspondente a uma dose extra.
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou em nota que “observou um aumento de queixas técnicas relacionadas à redução de volume nas ampolas da vacina” e que "estes relatos estão sendo investigados com prioridade pela área de fiscalização".

TV METRO

Entrevistas

Xangai

Em 06 de maio de 2021
ASSINE O CANALMETROPOLE NO YOUTUBE
Butantan adiciona novas orientações em bula da Coronavac para evitar desperdício de doses - Metro 1