Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Brasil

Sete Em Ponto: Ex-ministro chefe do GSI comenta celebração do Dia do Exército Brasileiro

Data foi escolhida em memória da Batalha dos Guararapes, que aconteceu no dia 19 de abril de 1648, em Pernambuco

Sete Em Ponto: Ex-ministro chefe do GSI comenta celebração do Dia do Exército Brasileiro

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 19 de abril de 2021 às 22:00

Hoje comemora-se o Dia do Exército Brasileiro. A data foi escolhida em memória da Batalha dos Guararapes, que aconteceu no dia 19 de abril de 1648, em Pernambuco. Em comemoração, o ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, o general José Elito explicou que a data foi escolhida por considerar esse episódio como a primeira vez que o povo brasileiro se uniu em nome da pátria.

"O dia do exército era o dia 25 de agosto, que é o dia do nascimento do nosso patrono Caxias, e continua bem celebrado porque é o Dia do Soldado. Mas depois de uma pesquisa, isso há mais de 20 anos atrás, chegou-se à conclusão, natural até, que a primeira vez que o povo brasileiro se uniu, o branco o negro e o índio, para expulsar o invasor aqui nas nossas terras foi justamente em 1648. Então adotou-se essa data como uma data símbolo como a primeira vez que o povo brasileiro se uniu para defender a sua pátria", disse o general José Elito hoje (19), ao Sete Em Ponto, na Rádio Metrópole.

O general contou ainda qual a importância e o papel do GSI: "O gabinete é um dos ministérios mais antigos do Brasil, tem 80 anos praticamente. Começou com Getúlio Vargas. A Casa Civil e a Casa Militar são os dois ministérios possivelmente mais antigos das estruturas, além de ser por lei órgãos essenciais da presidência da República. Ele visa uma atuação estratégica da nação, para antecipar, prever, projetar todos os problemas que possam realmente causar uma situação estratégica ou danifique o país de alguma forma. A ideia é justamente assessorar o presidente no sentido preventivo, além da segurança pessoal do presidente da República e dos seus familiares e do vice-presidente da República", disse.