Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Cientistas e ganhadores do Nobel alertam contra ataques à ciência no Brasil

Brasil

Cientistas e ganhadores do Nobel alertam contra ataques à ciência no Brasil

O texto reúne mais de 200 nomes de cientistas e pesquisadores

Cientistas e ganhadores do Nobel alertam contra ataques à ciência no Brasil

Foto: La Moncloa

Por: Kamille Martinho no dia 20 de abril de 2021 às 08:25

Cientistas e pesquisadores se uniram e através de uma carta defenderam a ciência no Brasil e criticaram a atuação do governo do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia do coronavírus. As mais de 200 assinaturas incluem três ganhadores do prêmio Nobel: Michel Mayor (Nobel de física em 2019), Peter Ratcliffe (Nobel de medicina em 2019) e Charles Rice (Nobel de medicina em 2020).

No texto, os signatários afirmam que a ciência brasileira sofre com cortes orçamentários, perseguições e a instrumentalização para fins eleitorais. A carta foi "destinada aos acadêmicos de diferentes continentes em solidariedade a seus colegas do Brasil e ao povo brasileiro” e publicada no dia 7 de abril.

"Se o coronavírus atinge todos os países do globo, o presidente Jair Bolsonaro deve ser responsabilizado pela gestão catastrófica da crise no Brasil, que não só ajudou a aumentar o número de mortes, mas acentuou as desigualdades no país", diz trecho da carta.

O documento foi assinado por membros de universidades na França, Canadá, Marrocos, Senegal, África do Sul, Estados Unidos, Reino Unido, Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Holanda, Bélgica, Mianmar, Alemanha, Espanha, Argentina, Colômbia, México e Suécia.