Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Vacinação do grupo prioritário contra a Covid só deve terminar em setembro, diz Ministério da Saúde

Segundo a pasta, todas as pessoas que se encaixam nos critérios de prioridade devem receber a primeira dose até a 1ª quinzena de julho

Vacinação do grupo prioritário contra a Covid só deve terminar em setembro, diz Ministério da Saúde

Foto: Tony Winston/MS

Por: Metro1 no dia 22 de abril de 2021 às 08:56

O Ministério da Saúde informou ontem que espera concluir em setembro a vacinação contra a Covid-19 das mais de 77 milhões de pessoas dos grupos prioritários. Na prática, a nova estimativa representa um adiamento em relação à previsão do ex-ministro da pasta, o general Eduardo Pazuello.

De acordo com o ministério, todas as pessoas que se encaixam nos critérios de prioridade devem receber a primeira dose até a 1ª quinzena de julho. O prazo para concluir a vacinação é setembro porque o intervalo entre as doses da vacina de Oxford/Astrazeneca é de até três meses.

Mesmo com a mudança na estimativa, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que ainda não deve divulgar uma atualização do cronograma de entregas de vacinas aos estados. Na última versão, divulgada em 19 de março, ainda constam a entrega de vacinas que não foram nem mesmo autorizadas para uso no Brasil, além de divergências, a exemplo da previsão de entregas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A falta de atualização do cronograma é alvo de cobrança do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF)