Sábado, 19 de junho de 2021

Brasil

Terremoto de 4.3 na Escala Richter é registrado no Pará

Serviço Geológico Brasileiro deu detalhes sobre o fenômeno

Terremoto de 4.3 na Escala Richter é registrado no Pará

Foto: Reprodução

Por: Cristiele França no dia 15 de maio de 2021 às 12:31

O Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), que integra a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), registrou na tarde de ontem (14)um terremoto na região do município de Breves, no Pará, que fica a aproximadamente 220 km da capital Belém. De acordo com nota técnica do SGB, o tremor teve magnitude de 4.3 graus na Escala Richter. A escala varia de zero a infinito, mas nunca foram registrados tremores acima de 10 graus. Entre um grau e outro, os efeitos são 10 vezes maiores.

Entre as orientações à população durante a ocorrência desse fenômeno, os pesquisadores dizem que é preciso tentar manter a calma caso seja percebido que algo estranho. Se o cidadão estiver em casa ou apartamento, a orientação é não sair do local enquanto o terremoto estiver ocorrendo, visto que a correria para sair dos ambientes pode causar mais danos do que outras medidas.

Deve-se também ficar longe de janelas e locais onde objetos possam cair. Se possível, tentar ficar embaixo de uma mesa resistente ou embaixo de batentes de portas. Caso esteja em local aberto, a orientação é se afastar de áreas com a possibilidade de quedas de objetos volumosos, como prédios, postes, placas e árvores.

Terremoto de 4.3 na Escala Richter é registrado no Pará - Metro 1