Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Após prisões na Bahia, PF cumpre mandados em São Paulo contra fraudes no INSS

Seis medidas judiciais foram cumpridas em nova etapa

Após prisões na Bahia, PF cumpre mandados em São Paulo contra fraudes no INSS

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 23 de junho de 2021 às 08:06

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (23), uma nova etapa da operação contra um grupo criminoso responsável pela fraude de benefícios previdenciários em diversos estados do Brasil, inclusive na Bahia. Segundo a PF, o crime causou uma “grande lesão aos cofres públicos”, que supera R$ 31 milhões.

Após as prisões em flagrante de dependentes ou curadores fictícios nos sistemas do INSS, em maio de 2020, no município de Feira de Santana, outros três mandados de prisão foram cumpridos nesta quarta em São Paulo. A primeira ação, na Bahia, aconteceu quando os criminosos tentavam sacar R$ 80 mil de um benefício fraudado.

Nesta nova etapa, outros três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além das prisões, totalizando seis medidas judiciais. As ações foram realizadas nas cidades de Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos e São Paulo.

Os envolvidos responderão por diversos crimes, dentre eles associação criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistemas de informações, com penas que, somadas, podem chegar a mais de 30 anos de prisão.