Brasil
Travestis e transexuais já podem pedir uso do nome social no Enem
A partir dessa segunda-feira (15), candidatos travestis e transexuais poderão solicitar o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) através da internet. [Leia mais...]
Foto: Agência Brasil
A partir dessa segunda-feira (15), candidatos travestis e transexuais poderão solicitar o uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para solicitar a mudança, basta acessar a página de inscrição do exame e enviar os documentos solicitados, a modificação deve ser feita até o dia 26 de junho.
Ainda segundo o Inep, o participante que deseja ser reconhecido socialmente de acordo com sua identidade de gênero deve preencher um formulário, assiná-lo e enviá-lo pelo sistema junto com uma foto recente e um documento com foto.
Com a solicitação aceita, no dia do Enem, os candidatos serão tratadas pelo nome com o qual se identificam e não pelo nome que consta no documento de identidade e usarão o banheiro do gênero com o qual se identificam. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.