Quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Brasil

Anvisa recebe pedido de autorização para início de testes em humanos da vacina da UFMG

Solicitação para a realização das fases 1 e 2 do estudo clínico da Spintec foi enviada nesta sexta-feira

Anvisa recebe pedido de autorização para início de testes em humanos da vacina da UFMG

Foto: Flávio Fonseca / Arquivo Pessoal

Por: Juliana Rodrigues no dia 31 de julho de 2021 às 14:23

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o pedido de autorização para o início dos testes em humanos da Spintec, vacina contra a Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A informação foi divulgada neste sábado (31).

A solicitação para a realização das fases 1 e 2 do estudo clínico foi enviada nesta sexta-feira (30). De acordo com a UFMG, as duas fases serão desenvolvidas ao mesmo tempo e estão previstas para setembro. 

A primeira fase, a ser realizada com cerca de 40 voluntários, busca avaliar a segurança da vacina, para identificar se ela provoca ou não efeitos adversos. Já a fase 2, que vai reunir 150 a 300 voluntários, busca comprovar a capacidade de induzir a geração de anticorpos e células de defesa específicas contra o coronavírus. Nesta fase, serão convocados voluntários que já tiverem recebido duas doses da vacina Coronavac há pelo menos seis meses. O objetivo é avaliar a capacidade de resposta imunológica do organismo à terceira dose de um imunizante.

Anvisa recebe pedido de autorização para início de testes em humanos da vacina da UFMG - Metro 1