
Brasil
Val Bandeira e mais dois comparsas são presos em Pernambuco
Val Bandeira é apontado como fundador de uma facção criminosa com atuação no Nordeste de Amaralina

Foto: Divulgação
Josevaldo Bandeira, conhecido popularmente como 'Val Bandeira', líder e fundador de uma facção com atuação no tráfico de drogas, roubos a bancos e homicídios, baseada no Nordeste de Amaralina, foi preso nesta quarta-feira (13) com mais dois comparsas por policiais militares do Bope e CPE e da Polícia Federal.
A prisão ocorreu na cidade de Tamandaré, em Pernambuco. O trio, que possuía mandado de prisão, integra um bando envolvido com tráfico de drogas e de armas, além de roubos contra instituições financeiras e carros-forte.
No imóvel utilizado pelos criminosos, foram apreendidos dois veículos e dentro de um deles os policiais encontraram uma certa quantidade de um pó branco. Os presos e os materiais foram apresentados, na sede da Polícia Federal, em Recife.
Val Bandeira ficou preso por mais de 14 anos. Em dezembro de 2017, a Polícia Civil cumpriu um mandado de prisão contra ele dentro Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, na véspera dele ganhar a liberdade condicional.
À época, a Secretaria de Segurança Pública informou que Val Bandeira tinha participação direta em roubos a estabelecimentos comerciais, na região do Horto Florestal. Segundo a SSP, as investigações comprovaram que as ordens para comparsas do Nordeste de Amaralina efetuarem os roubos partiram do sentenciado. Além destes crimes, Val Bandeira continuava exercendo o papel de líder da facção, dizendo como os negócios ilícitos deveriam ser realizados.
O Metro1 entrou em contato com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) para saber quando Val Bandeira deixou o prisão, mas a Assessoria de Comunicação informou que só poderá passar a informação amanhã (14) porque não tem mais ninguém no setor que detém essa informação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.