Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Brasil

Consequência da vacinação, transmissão da Covid-19 está em queda no Brasil, indica Fiocruz

Redução ainda “não permite afirmar que a pandemia está definitivamente controlada”, reforça pesquisa

Consequência da vacinação, transmissão da Covid-19 está em queda no Brasil, indica Fiocruz

Foto: Reprodução/Fiocruz

Por: Adele Robichez no dia 21 de outubro de 2021 às 14:20

O último boletim extraordinário do Observatório Covid-19 da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (21), indica que a transmissão do vírus está em redução no Brasil, com queda de 4,8% no número de casos e 3,6% no de óbitos ao dia. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 16 de outubro. A média diária registrada durante o período foi de 10.200 casos confirmados e 330 mortes pela doença (taxa de letalidade de 3,2%).
 
De acordo com o estudo, o quadro mais otimista é resultado do avanço da vacinação no país. A imunização causou a estabilidade das taxas de ocupação de leitos de UTI Covid adulto, com 25 estados e 23 capitais fora da zona de alerta, com patamares inferiores a 50%. Dentre eles, a Bahia, com índice de 29%, e Salvador, com 22%.
 
Apesar da melhora dos indicadores, a fundação reforça que, devido às oscilações de registros de dados no e-SUS, a queda de transmissão ainda “não permite afirmar que a pandemia está definitivamente controlada”. Diante da intensidade de circulação de pessoas nas ruas no mesmo nível da fase pré-pandêmica, a Fiocruz recomenda que a flexibilização das medidas de proteção seja adotada com cautela, aliada à exigência do passaporte vacinal.
 
As medidas de controle devem permanecer, segundo o texto, “até que pelo menos 80% da população [do país] esteja com a cobertura vacinal completa”. Até então, 50% dos brasileiros completaram a imunização contra o coronavírus.