Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Brasil

Surto de coceira em Pernambuco teria sido causado por mariposas, dizem dermatologistas

A Secretaria de Saúde de Recife, porém, ainda não descarta outros causadores das lesões

Surto de coceira em Pernambuco teria sido causado por mariposas, dizem dermatologistas

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 09 de dezembro de 2021 às 08:42

O mistério dos casos de coceira em Pernambuco parece ter sido solucionado. Uma dupla de dermatologistas que vinha estudando o surto chegou a conclusão de que mariposas do gênero Hylesia seriam as responsáveis pelo problema de pele. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Segundo especialistas, as mariposas estão em seu período de reprodução e costumam entrar em casas, atraídas por focos de luz. Quando se debatem contra lâmpadas, liberam cerdas corporais minúsculas que penetram na pele humana, o que gera a intensa coceira.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco, porém, não descarta outras possibilidades para a causa da coceira.

Em novembro, um artigo produzido por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apontou para a relação entre o uso indiscriminado de ivermectina e as coceiras. No entanto, a tese não explica porque a maioria dos casos estão concentrados em região de proximidade com a mata atlântica.

Cláudia Ferraz e Haddad Junior são os pesquisadores responsáveis pelo estudo que relacionou a mariposa ao surto. Junior afirma que casos semelhantes já foram notificados em outras localidades do país, como em Jundiaí, São Vicente e Ubatuba, cidades paulistas.