Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Queixas disparam contra planos de saúde que se negam a cobrir testes de Covid-19

Brasil

Queixas disparam contra planos de saúde que se negam a cobrir testes de Covid-19

Número de clientes que recorreram à ANS por não conseguirem exame chegou a 175 nos 18 primeiros dias de janeiro. Procon investiga preços abusivos no serviço particular

Queixas disparam contra planos de saúde que se negam a cobrir testes de Covid-19

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Por: Metro1 no dia 22 de janeiro de 2022 às 19:01

Enquanto a variante ômicron do coronavírus varre o Brasil, com recorde de novos casos de Covid — foram mais de 118 mil registrados nesta sexta-feira (21) — fazer o teste para detecção da doença pelo plano de saúde ainda é um desafio.

De 1º a 17 de janeiro, foram registradas 175 queixas na Agência Nacional de Saúde (ANS) referentes à negativa de cobertura desses testes. Em dezembro, no mesmo período, foram 38.

Segundo o jornal o Globo, a demora para o agendamento do exame levou uma analista comercial de 37 anos, que não quis se identificar por usar o plano da empresa, a recorrer a um posto de saúde de Niterói, onde mora.

"Dizem que o sistema privado de saúde é cada vez mais necessário para que o sistema público não colapse, mas a minha sensação é de que, neste momento, a saúde pública está nos tratando infinitamente melhor", diz a analista.

A ANS aprovou, na última quarta-feira (19), a inclusão de mais um exame para detecção da Covid no rol de cobertura obrigatória pelos planos de saúde, o teste de antígeno, o famoso teste rápido, que fornece o resultado em até 15 minutos.

Paulo Roque, diretor do Brasilcon, diz que em caso de recusa de cobertura o consumidor deve acionar a ANS e os órgãos de defesa do consumidor. "Se o descumprimento for em massa, pode-se acionar até o Ministério Público", explica.