Sexta-feira, 13 de maio de 2022

Brasil

Anvisa vai decidir nesta sexta se libera venda de autotestes de Covid

Reunião está marcada para às 10h

Anvisa vai decidir nesta sexta se libera venda de autotestes de Covid

Foto: Getty

Por: Metro1 no dia 28 de janeiro de 2022 às 09:31

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai decidir nesta sexta-feira (28), se libera ou não a venda de autotestes de Covid-19. A reunião está marcada para começar às 10h.

"A Anvisa informa que recebeu na terça-feira (25), 23h11, informações referentes à política pública com autotestes. A Agência irá analisar e ajustar a proposta ao texto de resolução já previamente feito, submeter à procuradoria da Anvisa e deliberar", afirmou em nota o órgão regulador.

A decisão sobre o assunto foi adiada na última quarta-feira (19) por decisão de quatro diretores da Anvisa. O parecer foi fundamentado na necessidade de cobrar mais dados do Ministério da Saúde. A liberação dos autotestes foi pedida pela pasta do ministro Marcelo Queiroga diante da explosão do número de casos com a chegada da variante Ômicron.

Após a decisão, o ministro disse que prestaria os esclarecimentos solicitados. Especialistas criticaram a visão do ministério e cobram, entre outros pontos, que os testes sejam gratuitos e que a testagem seja ampliada no país. Na contramão, Queiroga já afirmou que os testes não serão distribuídos pelo SUS.
 

Anvisa vai decidir nesta sexta se libera venda de autotestes de Covid - Metro 1