Sábado, 02 de julho de 2022

Brasil

PF vai instalar base em terra indígena Yanomami até o fim de maio e parlamentares vão à Roraima

A decisão de inserir a base no local ocorre após denúncias de que os indígenas Yanomami estariam sendo violentados por garimpeiros

PF vai instalar base em terra indígena Yanomami até o fim de maio e parlamentares vão à Roraima

Foto: Reprodução Twitter - Júnior Hekurari Yanomami

Por: Metro1 no dia 05 de maio de 2022 às 09:25

A Polícia Federal anunciou, na quarta-feira (4), que irá instalar uma base na terra indígena Yanomami, em Roraima, até o fim deste mês. A base servirá de apoio no trabalho de fiscalização dontra o garimpo ilegal na região. 

Os detalhes sobre o tamanho do efetivo da PF e como se dará a instalação da base ainda estão sendo definidos, segundo o jornal Folha de S. Paulo. Integrantes do Ibama, Funai e Ministério da Defesa, também devem fazer parte da base. 

A decisão de inserir a base no local ocorre após denúncias de que os indígenas Yanomami estariam sendo violentados por garimpeiros. No dia 25 de abril, lideranças indígenas denunciaram que integrantes da atividade ilegal teriam sequestrado, estuprado e assassinado uma criança de 12 anos. 

Quando a força tarefa de órgãos públicos foi à comunidade Araçá para investigar a denúncia, encontrou o lugar completamente vazio e algumas casas queimadas. 

Ainda não se sabe se os indígenas abandonaram suas casas ou se sofreram algum tipo de retaliação por parte dos garimpeiros.

Além da instalação da base da PF, senadores e deputados devem viajar até Roraima no próximo dia 11 para conversar com lideranças indígenas sobre o caso.

PF vai instalar base em terra indígena Yanomami até o fim de maio e parlamentares vão à Roraima - Metro 1