Domingo, 03 de julho de 2022

Brasil

Cruzes são colocadas na Esplanada em protesto de Hospitais Filantrópicos e Santas Casas

Na Bahia, 86 hospitais correm o risco de fechar com a crise financeira que atinge o setor

Cruzes são colocadas na Esplanada em protesto de Hospitais Filantrópicos e Santas Casas

Foto: TV Globo/Reprodução

Por: Metro1 no dia 19 de maio de 2022 às 08:41

A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Brasil (CMB) colocou, na última quarta-feira (18), cerca 1,8 mil cruzes no gramado central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília. A ação buscava chamar atenção para as dificuldades financeiras que as instituições estão enfrentando. 

Na manifestação, o grupo colocou 1.824 cruzes e balões no gramado da Esplanada, representando a quantidade de instituições do tipo existentes no país. Segundo a CMB, essas unidades de saúdes  estão passando por um "colapso financeiro".

De acordo com estimativa da CMB, cerca de 60% dos procedimentos feitos em hospitais filantópicos e em Santas Casas são remuneradas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, os valores repassados não seriam suficientes para cobrir os gastos.

Segundo o presidente da entidade, Mirocles Véras, o setor vem sendo ignorado e a situação pode provocar a desassistência em várias estados. “Os filantrópicos representam a maior rede hospitalar do SUS, mesmo acumulando décadas de subfinanciamento, assumindo dívidas para bancar uma conta que não é sua, mas do sistema, tudo para não deixar de assistir aos brasileiros”.

Na Bahia, 86 hospitais correm o risco de fechar com a crise financeira que atinge o setor. Cirurgias mais comuns, como de procedimentos ortopédicos, estarão 50% mais difíceis de serem acessadas. Já as mais complexas, como de ponte de safena, 70%.

Ao Jornal da Metropole, o Ministério da Saúde (MS) afirmou que os valores da Tabela de Procedimentos do SUS são atualizados constantemente e a tabela não é a única forma de financiamento dos serviços de saúde.

Cruzes são colocadas na Esplanada em protesto de Hospitais Filantrópicos e Santas Casas - Metro 1