Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

PF faz operações contra estudantes suspeitos de fraude no CadÚnico

Brasil

PF faz operações contra estudantes suspeitos de fraude no CadÚnico

Estudantes são suspeitos de falsificar documentos para receberem bolsas integrais em cursos de medicina

PF faz operações contra estudantes suspeitos de fraude no CadÚnico

Foto: Reprodução/PF

Por: Metro1 no dia 26 de maio de 2022 às 12:41

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (23), 16 mandados de busca e apreensão contra estudantes suspeitos de falsificar documentos para receberem bolsas integrais em cursos de medicina de universidades no norte do Rio de Janeiro. Chamada de Falso Positivo, a operação cumpre mandados em seis cidades do estado fluminense e do Espírito Santo.

De acordo com a PF, os estudantes faziam inscrições no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal para, assim, se passarem por pessoas de baixa renda, com o uso de documentos falsos. Dessa forma, eles conseguiam receber bolsas de estudo. A PF informou ainda que, com o registro no CadÚnico, os alunos ou seus pais receberam, de forma irregular, o Auxílio Emergencial, criado pelo governo federal para enfrentar os efeitos da pandemia de covid-19.

No decorrer das investigações, 12 pessoas, entre pais e alunos, já foram indiciadas. Entre as provas usadas pela PF, estão movimentações bancárias que seriam incompatíveis com uma pessoa que teria a renda baixa.

Os investigados poderão responder por crimes de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa. Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades fluminenses de Campos, Itaperuna e São Francisco de Itabapoana, além dos municípios capixabas de Linhares, Cachoeiro do Itapemirim e Mimoso do Sul.