Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Brasil

Cerca de 33 milhões de brasileiros passam fome no Brasil, aponta pesquisa

Índices se assemelham aos registrados no início dos anos 1990

Cerca de 33 milhões de brasileiros passam fome no Brasil, aponta pesquisa

Foto: Reprodução/Adobe Stock

Por: Metro1 no dia 08 de junho de 2022 às 12:20

O número de pessoas que passam fome no Brasil disparou para 33 milhões. Em pouco mais de um ano, cerca de 14 milhões de brasileiros entraram para o mapa da fome. Os dados são de uma levantamento realizado pelo instituto Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). 

Os números são semelhantes aos registrados no início dos anos 1990. A Rede Penssan considera o quadro atual “ainda mais perverso” por conta da piora no cenário econômico, do acirramento das desigualdades sociais e do segundo ano de pandemia da covid-19.

Ainda de acordo com o levantamento, 58,7% da população brasileira convive com algum grau de insegurança alimentar. Seis em cada dez lares brasileiros variam em uma escala entre os que passam fome e os que permanecem preocupados com a possibilidade de não conseguir alimentos. No total, são 125,2 milhões de brasileiros com insegurança alimentar, o que significa um aumento de 7,2% em relação a 2020 e de 60% em comparação com 2018.

“A pandemia surge neste contexto de aumento da pobreza e da miséria, e traz ainda mais desamparo e sofrimento. Os caminhos escolhidos para a política econômica e a gestão inconsequente da pandemia só poderiam levar ao aumento ainda mais escandaloso da desigualdade social e da fome no nosso país”, explicou a médica epidemiologista e pesquisadora da Rede Penssan, Ana Maria Segall.
 
 Os dados foram coletados entre novembro de 2021 e abril de 2022, com entrevistas em 12.745 residências em áreas urbanas e rurais de 577 municípios de todo o país.