Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 04 de outubro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

"Não sabia que tinham usado minha voz", diz primeira locutora do Google Tradutor no Brasil

Brasil

"Não sabia que tinham usado minha voz", diz primeira locutora do Google Tradutor no Brasil

Regina Bittar é atualmente a voz da Siri, assistente inteligente dos aparelhos Apple

"Não sabia que tinham usado minha voz", diz primeira locutora do Google Tradutor no Brasil

Foto: Reprodução

Por: Metro1 no dia 14 de junho de 2022 às 19:09

Em entrevista ao Jornal da Cidade na Rádio Metropole, nesta terça-feira (14), a locutora Regina Bittar disse que não sabia que era a voz do Google Tradudor até se escutar ao usar a ferramenta. Regina foi a primeira voz da ferramenta e atualmente é a voz da Siri, assistente inteligente dos aparelhos Apple. 

"Seria maravilhoso [a proposta de trabalho] se eu soubesse onde a voz seria usada. Eu já era locutora comercial, fazia parte do Grupo da Voz, que é um grupo de locutores. Fizeram um casting bem diferente porque tinha fonoaudiólogo, estranhei, avisaram que era para um sistema de TTS. Ninguém sabia o que que era TTS naquela época, significa Texting to Speech. Eu já tinha uma noção porque gravei para uma instituição de cegos e o que existia era uma voz sintetizada, uma coisa bem horrorosa. Resumindo, pensei que o uso seria para acessibilidade. Disseram que era um softwere e que poderia ser comercializado. Um dia, em 2012, eu estava gravando um texto em português e resolvi pesquisar uma palavra para tirar a dúvida da pronuncia. Digitei a palavra [correspondente em inglês] ouvi minha voz e 'pera aí, sou eu!'. A primeira coisa que digitei depois foi: 'meu nome é Regina Bittar'", conta Regina.

Animada com a descoberta, Regina a compartilhou entre os amigos, para sua surpresa todos já sabiam. "'Pô Regina você não tá sabendo?! Tá viralizando um monte de vídeo, o cara que pediu a pizza, a menina que brigou com a mãe, todos usando a voz voz do Google'. Inclusive, acho que foi o início dessa história de 'viralizar' vídeos", diz.

Confira a entrevista completa: