Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Daniel Silveira recebe medalha que já foi entregue a Carlos Drummond e Gilberto Freyre

Brasil

Daniel Silveira recebe medalha que já foi entregue a Carlos Drummond e Gilberto Freyre

Cerimônia de entrega acontece na manhã desta sexta-feira (1°), com a presença do presidente Jair Bolsonaro

Daniel Silveira recebe medalha que já foi entregue a Carlos Drummond e Gilberto Freyre

Foto: Reila Maria/Câmara dos Deputados

Por: Metro1 no dia 01 de julho de 2022 às 10:45

O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) receberá, em cerimônia nesta sexta-feira (1°) a Medalha Biblioteca Nacional — Ordem do Mérito do Livro, da Biblioteca Nacional. A homenagem é historicamente concedida a acadêmicos, autoridades e intelectuais que contribuem com a  literatura brasileira. Entre os que já receberam a honraria estão os escritores Carlos Drummond e Gilberto Freyre.

A cerimônia vai acontecer na sede da instituição, no Rio de Janeiro. À coluna de Mônica Bergamo, o parlamentar confirmou a informação. "É uma honraria muito grande porque é em homenagem aos 200 anos da… É uma coisa que vale muito a pena." afirma. "Para mim é muito honroso ter o reconhecimento de lá", segue.
 
Já a Biblioteca Nacional informou que os nomes que receberão a honraria foram escolhidos pelo presidente da instituição, Luiz Carlos Ramiro Júnior, e pelo secretário Especial da Cultura, Hélio Ferraz de Oliveira. Neste anos, 200 personalidades receberão a medalha. A instituição não compartilhou a lista dos homenageados.

O deputado ainda não confirmou se participará do evento.  Ele afirma que já tinha uma agenda prévia, mas vai tentar cancelar os compromissos para comparecer à solenidade. 

Daniel Silveira foi condenado, em abril deste ano, pelo Supremo Tribunal Federal a 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado, por ataques aos ministros da corte. O presidente Jair Bolsonaro, no entanto, concedeu indulto ao parlamentar. 

Além do presidente Jair Bolsonaro, a lista de convidados da solenidade conta o ex-secretário de Cultura e pré-candidato a deputado federal Mario Frias, o ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, o cineasta Josias Teófilo e a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.