Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Mortes por policiais em SP têm queda de 80% após uso de câmeras em uniformes

Brasil

Mortes por policiais em SP têm queda de 80% após uso de câmeras em uniformes

Lesões corporais em intervenções policiais tiveram uma queda de 28% após a instalação das câmeras

Mortes por policiais em SP têm queda de 80% após uso de câmeras em uniformes

Foto: Divulgação/ Governo do Estado de São Paulo

Por: Metro1 no dia 05 de julho de 2022 às 10:46

Um ano após a instalação de câmeras em uniformes para filmar as ações policiais, o estado de São Paulo registrou, em 19 dos 131 batalhões do estado, uma queda no número de mortes cometidas por policiais militares.  

Dados obtidos pelo portal Uol revelaram uma queda de 80% na letalidade das ações policiais dessas unidades após a implantação do programa Olho Vivo, que prevê a instalação de câmeras nos uniformes dos agentes.

Entre junho de 2021 e maio deste ano, foram registrados nos 19 batalhões 41 mortes por intervenção policial. Nos 12 meses anteriores à implantação do programa, foram registradas 207 mortes.

Junho de 2021, primeiro mês do programa em vigor, não registrou morte por intervenção policial. Desde maio de 2013, data dos dados mais antigos disponibilizados pela PM, essa foi a primeira vez que isso aconteceu nos 19 batalhões unidades 

As 41 mortes cometidas por policiais dos 19 batalhões representam uma queda de cerca de 82%  quando comparado à média anual de 226 assassinatos nos sete anos anteriores.

O período também registrou queda no número de lesões corporais durante intervenção policial. Foram 44 pessoas que se machucaram em ações nos 12 meses após a adoção das câmeras. O número representa uma queda de 28% frente às 61 ocorrências registradas um ano atrás.

As câmeras do programa permitem que o turno completo do policial seja gravado sem a necessidade de um acionamento manual. O equipamento impede que o policial desligue a câmera durante a operação e, em caso de necessidade, a PM pode restaurar o arquivo para analisar as imagens.