Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Presidente da Funai é expulso de evento internacional sobre questão indígena

A situação ocorreu em Madri, durante a Assembleia Geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe

Presidente da Funai é expulso de evento internacional sobre questão indígena

Foto: Reprodução/Redes sociais

Por: Metro1 no dia 21 de julho de 2022 às 11:43

O presidente da Funai, Marcelo Xavier, foi expulso de uma reunião internacional que discutia a situação indígena, após ser atacado pelo indigenista Ricardo Rao. A situação ocorreu em Madri, durante a Assembleia Geral do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac). 

Um grupo de pessoas que estavam presentes no local passaram a questionar a presença do presidente no evento. Um deles foi Ricardo Rao, indigenista e ex-funcionário da Funai.Durante o evento, ele se levantou e disse que não existiam motivos para Marcelo estar no evento. 

Aos gritos, Rao acusou o presidente de ter ligação com as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. O ex-funcionário da Funai se auto exilou na Europa após afirmar ter sofrido pressão do governo brasileiro por defender as pautas indígenas. 
 
“Este homem não pertence aqui, não é digno de estar entre vocês. O Itamaraty é uma vergonha. O Itamaraty está sendo babá de miliciano. Marcelo Xavier é um miliciano. É responsável pela morte de Bruno Pereira e Phillips. Miliciano. Vai embora. Vai para fora”, disse Ricardo Rao. 

Constrangido, o presidente da Funai se levantou e deixou o local onde acontecia a reunião. 
 

Veja o vídeo: