Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Site de carta pela democracia sofre mais de 1.500 ataques hackers

Política

Site de carta pela democracia sofre mais de 1.500 ataques hackers

Até a quarta-feira (27), o site já recebeu mais de 4,5 milhões de acessos e mais de 100 mil assinaturas

Site de carta pela democracia sofre mais de 1.500 ataques hackers

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Por: Mariana Bamberg no dia 28 de julho de 2022 às 08:14

A página do site Estado de Direito Sempre!, que coleta assinaturas para a “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito”, já sofreu, desde que foi aberta ao público,  1.538 tentativas de ataques hackers. A informação é da jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. 

Além das tentativas de tirar o site do ar, detratores têm se manifestado com xingamentos e nomes falsos para tentar tumultuar a lista de signatários, que conta com nomes como os ex-ministros do Supremo Tribunal Federal STF) Joaquim Barbosa e Nelson Jobim, além de juristas, personalidades e banqueiros como Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.

Aberto na última terça-feira (26), o site já havia recebido até a quarta-feira (27) mais de 4,5 milhões de acessos e somava mais de 100 mil assinaturas. 

O texto é considerado uma resposta às ameaças golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL), uma vez que defende os tribunais superiores, as eleições e a democracia. O documento tem ainda a intenção de homenagear os 45 anos da “Carta aos Brasileiros”, lida na Faculdade de Direito no ano de 1977.

A organização do manifesto passou a fazer uma análise mais criteriosa e informatizada para checar a autenticidade dos subscritos. Para evitar fraudes, CPF e IPs são alguns dos dados levados em consideração. 

“Estão divulgando o nosso site na deep web para incentivar hackers a derrubá-lo, mas não conseguiram”, afirmou o procurador-geral do Ministério Público de Contas de SP, Thiago Pinheiro Lima, que integra a organização da carta. “Não conseguiram e não vão conseguir”, acrescentou.