Segunda-feira, 08 de agosto de 2022

Brasil

Governo sanciona projeto que fixa piso salarial para enfermagem

Texto fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado, o valor que serve de referência para o cálculo de outras categorias

Governo sanciona projeto que fixa piso salarial para enfermagem

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de agosto de 2022 às 08:56

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, na tarde de quinta-feira (4), o projeto de lei que fixa pisos salariais para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. 

Aprovado pela Câmara e pelo Senado, o texto fixou em R$ 4.750 o piso nacional de enfermeiros dos setores público e privado. O valor que serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).

O presidente, no entanto, vetou o artigo 15-D, que previa reajuste anual do piso salarial com base no  índice medidor da inflação no país, o INPC. Em nota, o Palácio do Planalto justificou o veto alegando inconstitucionalidade do dispositivo.

O piso salarial entra em vigor imediatamente após a publicação e será assegurada a manutenção das remunerações e salários vigentes que são superiores ao piso.
 

Governo sanciona projeto que fixa piso salarial para enfermagem - Metro 1