Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

TSE: Ministro pede apuração de pagamentos da campanha de Dilma a sete empresas

Brasil

TSE: Ministro pede apuração de pagamentos da campanha de Dilma a sete empresas

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu que fossem apurados os pagamentos da campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT) feitos a sete empresas que prestaram serviços nas eleições de 2014. [Leia mais...]

TSE: Ministro pede apuração de pagamentos da campanha de Dilma a sete empresas

Foto: Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 26 de fevereiro de 2016 às 15:07

O vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, pediu que fossem apurados os pagamentos da campanha eleitoral da presidente Dilma Rousseff (PT) feitos a sete empresas que prestaram serviços nas eleições de 2014. Mendes solicitou que as notas fiscais que dizem respeito à prestação de serviço sejam mandadas ao Ministério Público Receitas federal e estadual, Polícia Federal e Conselho de Administração de Operações Financeiras (Coaf) "para providências cabíveis".

A solicitação foi feita na prestação das contas da campanha presidencial, aprovada com ressalvas no fim de 2014, há quase dois anos. 
Deste então, o ministro, que é relator das contas, vem pedindo apurações sobre suspeitas envolvendo a campanha.

O pedido do PSDB apontou indícios de “irregularidade e ilegalidade na contração e pagamento efetuado a empresas que não possuem capacidade operacional para prestar os serviços avençados pela campanha do PT, bem como evidências de que as empresas aparentemente de fachada foram contratadas por valores exorbitantes e desproporcionais".


De acordo com a decisão de Gilmar Mendes, que pediu apurações a diversos órgãos, o PSDB quer saber se houve "indícios de participação de empresas incapazes de cumprir com o objetivo contratado na campanha de Dilma Rousseff, o que poderá ensejar práticas criminosas, inclusive, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha".

Os tucanos pedem ainda que haja uma apuração se houve inserção de declaração falsa de valores em notas fiscais das empresas.
A presidente Dilma Rousseff também é alvo no TSE de quatro pedidos de cassação do mandato por parte do PSDB. O julgamento das ações, porém, ainda não têm data marcada.