Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Fiocruz afirma que medicamentos enviados para yanomamis foram desviados por garimpeiros

Brasil

Fiocruz afirma que medicamentos enviados para yanomamis foram desviados por garimpeiros

Os remédios estavam sendo comercializados ilegalmente através de aplicativos de trocas de mensagens

Fiocruz afirma que medicamentos enviados para yanomamis foram desviados por garimpeiros

Foto: Divulgação/Weibe Tapeba/Sesai

Por: Metro1 no dia 30 de janeiro de 2023 às 18:08

Assim como a desnutrição, a malária é um dos problemas de saúde que mais tem afetado o Território Indígena Yanomami nos últimos meses. No entanto, de acordo com um ofício da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o medicamento Artesunato + Mefloquina, que havia sido enviado à região com o intuito de tratar este tipo de enfermidade, foi desviado e está sendo vendido por garimpeiros.

O documento emitido pela Fiocruz foi encaminhado ao Ministério da Saúde em janeiro de 2023, informando sobre a situação para o órgão e explicando a necessidade de rastrear esses remédios, que estão sendo comercializados ilegalmente.

"Tivemos a informação que a medicação está sendo vendida por garimpeiros, próximo a comunidade da tribo indígena Yanomami, na Amazônia [...]. Diante da gravidade e criticidade dessa notificação e tendo Farmanguinhos [laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro] entregue toda a produção ao Ministério da Saúde, vimos a necessidade de informar-lhes a fim de que medidas possam ser tomadas para que o rastreio da distribuição desse medicamento possa ser feito e apurado o fato relatado", diz um trecho do ofício.

A Fundação foi alertada sobre o ocorrido pelos portais “Vocativo” e “InfoAmazonia”, que expuseram o esquema de vendas de medicamentos que estava ocorrendo por meio de aplicativos de troca de mensagens, como o Whatsapp.