
Brasil
Questão nuclear é tratada como prioridade, afirma ministério
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação afirma que está tratando como prioridade a questão nuclear no Brasil. Segundo o presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), empresa vinculada ao ministério, Aquilino Senra, essa é uma área estratégica para o país. [Leia mais...]

Foto: Agência Brasil
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação afirma que está tratando como prioridade a questão nuclear no Brasil. Segundo o presidente da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), empresa vinculada ao ministério, Aquilino Senra, essa é uma área estratégica para o país. “Não só para a geração de energia, aplicar em áreas como a medicina ou a produção de radiofármacos [compostos utilizados em medicina nuclear]”, disse em entrevista à Agência Brasil.
Segundo Senra, a participação nuclear na matriz energética ainda é inferior a 2% e a proposta é ampliar essa participação para algo em torno de 5%. “Eu acho que essa decisão está bem próxima. O Brasil é um dos poucos países que têm minério de urânio, domínio da tecnologia para beneficiar esse urânio e faz uso para a geração de energia elétrica. Só tem três países no mundo com essas características. São o Brasil, a Rússia e os Estados Unidos. Isso é um diferencial”, disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.