
Brasil
O que você precisa saber para começar o dia
O Metro1 compilou os principais acontecimentos previstos para ocorrer nesta quinta-feira (23); confira

Foto: Metro1
Para começar a manhã bem informado e não ficar para trás, confira os acontecimentos regionais e nacionais desta quinta-feira (23), compilados pelo Metro1.
- Folha de pagamentos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve decidir se vai sancionar ou não, nesta quinta-feira, o projeto de lei que estende até 2027 a desoneração da folha de pagamento dos 17 setores da economia que mais empregam no Brasil. A desoneração da folha permite que empresas dos setores beneficiados realizem o pagamento de alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários.
- Bolívia no Mercosul
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado vai votar, nesta quinta-feira, o projeto que propõe a adesão da Bolívia ao Mercosul. Após a votação do CRE, o texto ainda vai precisar ser analisado no plenário principal da Casa. No aguardo para se tornar membro do Mercosul desde 2015, a Bolívia só passará a fazer parte do bloco se também receber a aprovação dos demais integrantes, são eles: Argentina, Paraguai e Uruguai.
- Pausa no conflito
Israel e Hamas entraram em acordo que, a partir desta quinta-feira, resultará em uma pausa de quatro dias no conflito israelense-palestino. A previsão inicial é que, durante este período, serão libertados cerca de 50 reféns do grupo extremista e 150 palestinos que haviam sido aprisionados por Israel. Oficializada nesta quarta-feira, a trégua não representa um cessar-fogo oficial e é apenas uma condição para que os civis sejam liberados em ambos os lados.
- Imposto de Renda
A população poderá iniciar, a partir das 10h desta quinta-feira, a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao mês de novembro. A restituição do Imposto de Renda é a devolução do dinheiro ao contribuinte que pagou tributos a mais. Para conferir se a restituição está disponível, o interessado deve acessar o site da Receita Federal, depois clicar em “Meu Imposto de Renda” e então em “Consultar a Restituição”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.