Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Brasil

Governo muda protocolo de transferência de presos após identificar plano para libertar Marcola

Com a mudança, para que os presos possam ser transferidos será preciso de relatório de análise de risco pela Inteligência do Sistema Penitenciário Federal

Governo muda protocolo de transferência de presos após identificar plano para libertar Marcola

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 23 de novembro de 2023 às 09:42

Atualizado: no dia 23 de novembro de 2023 às 10:19

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapenn), órgão integrante do Ministério de Justiça e Segurança Pública, alterou protocolos que permitem a transferência de prisioneiros de alta periculosidade. A motivação foi a descoberta de um possível plano para libertar Marcola, apontado como líder do PCC. As informações são da Folha de S. Paulo.

Informações publicadas pelo Metrópoles apontam também que a inteligência do sistema prisional já havia alertado sobre um plano de sequestro e assassinato de policiias penais, o que iria servir para as negociações da liberação de Marcola, que está na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Brasília. 

Com a portaria, transferências desses presos só poderão ser autorizadas após um relatório de análise de risco pela Inteligência do Sistema Penitenciário Federal e também a assinatura por três autoridades designadas aleatoriamente pela Pasta.