Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 04 de março de 2024

Brasil

Mais de 800 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil nos últimos 10 anos, aponta Inpe

Os dados são de um levantamento inédito realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)

Mais de 800 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil nos últimos 10 anos, aponta Inpe

Foto: Reprodução/ INMET

Por: Metro1 no dia 26 de novembro de 2023 às 12:28

Mais de 800 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil nos últimos 10 anos, ou seja, entre 2013 e 2023. Os dados são de um levantamento inédito realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). 

Os estados do Pará (88) e Amazonas (78) lideram o ranking organizado pelo estudo, que teve como objetivo analisar o impacto dos raios no país na última década. De acordo com a coordenação do Elat, o número de mortes provocadas por raios tem relação, principalmente, com três fatores, como número de raios e de pessoas na região, assim como com as informação e nível de conscientização da população em cada local.

Este último fator é determinante, segundo os pesquisadores. O Elat aponta ainda que as principais vítimas são pessoas em áreas abertas na zona rural (27%) e pessoas dentro de casa, em contato com objetos ligados a rede elétrica ou telefônica (24%).