
Brasil
O que você precisa saber para começar o dia
O Metro1 compilou os principais acontecimentos previstos para ocorrer nesta segunda-feira (27); confira

Foto: Metro1
Para começar a manhã bem informado e não ficar para trás, confira os acontecimentos regionais e nacionais desta segunda-feira (27), compilados pelo Metro1.
- Indicação PGR
A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve ser feita nesta segunda-feira, de acordo com informações divulgadas por ministros. Segundo auxiliares, a data limite de Lula é nesta segunda, para dar tempo hábil para o indicado fazer o “beija-mão” e ser aprovado no Senado ainda em 2023. Senadores fizeram chegar ao presidente da República que, se não for feita até o final de novembro, a indicação não conseguiria ser analisada pela Casa este ano, já que o recesso começa em 22 de dezembro.
- Precatórios
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia o julgamento virtual sobre a validade do atual regime de pagamento de precatórios, os títulos de dívidas do governo federal reconhecidas definitivamente pela Justiça.O julgamento é esperado pela equipe econômica diante do fechamento do Orçamento da União para 2024. Governadores do Nordeste também têm interesse no julgamento, que pode liberar o pagamento de cerca de R$ 20 bilhões do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) aos estados. O relator das ações é o ministro Luiz Fux.
- Marina Silva na CPI
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, será ouvida na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, às 11h. A ministra já havia sido convidada, mas não compareceu. Sendo assim, os membros da comissão decidiram transformar o convite em convocação. O requerimento para a convocação de Marina foi apresentado pelo senador Marcio Bittar (União), relator da comissão.
- Reforço ambulâncias
O Ministério da Saúde entrega reforço da frota de ambulâncias de diversos municípios baianos, às 9h30, no Jardim dos Namorados (Pituba), em Salvador. O evento terá participação da ministra Nísia Trindade e do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT). Ao todo, serão 36 veículos direcionados para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
- Geração SSA
A Prefeitura de Salvador lança o Programa Geração SSA, que vai ofertar seis mil vagas de qualificação profissionalizante e empreendedora para jovens entre 16 e 25 anos. O projeto tem foco nos adolescentes e jovens que querem empreender sem muitos recursos financeiros. As capacitações serão disponibilizadas gratuitamente em formato híbrido. Mais detalhes da iniciativa serão apresentados pelo prefeito Bruno Reis (União) e pela titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, em solenidade que acontecerá às 9h, no Subúrbio 360, em Coutos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.